sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lei Maria da Penha (Sociologia)


Maria da Penha 
“Essa mulher renasceu das cinzas para se transformar em um símbolo da luta contra a violência doméstica no nosso país” (Ex-presidente Lula)


Maria da Penha Maia Fernandes casada com um homem que agredia e ameaçava.Ela tinha medo que o marido a matasse se pedisse a separação, e por isso continuava casada.Em 1913,ela levou um tiro e ficou paraplégica e ameaçada outra vez de morte,decidiu separar e denunciar seu marido.
-Hoje : Maria da Penha é biofarmacêutica cearense com 61 anos;
 

Quinze anos se passaram o que era perigoso para Maria de Penha e varias outras mulheres. Mulheres que se organizaram e denunciaram a violência doméstica em que viviam. Por não ter tomada nenhuma precaução para punir o agressor apesar das denuncias da vítima, o marido foi finalmente preso em Outubro de 2002, depois de 20 anos de ter ameaçado a ex-mulher de assassinato. Por isso a Luta de Maria da Penha tornou-se um símbolo do movimento de defesa dos direitos da mulher.



Em 7de agosto de 2006, as mulheres conquistaram uma grande vitória do Brasil. À lei n°11.340, conhecida como Lei Maria Da Penha foi criada para proteger as mulheres da violência, conta a lei no seu artigo 2°: '' Toda mulher, independente de classe,raça,etnia,orientação sexual,renda,cultura,nível educacional,idade e religião,goza dos direitos fundamentais inerentes a pessoa humana , sendo-lhes adquiridas as oportunidades e facilidades para viver sem violência,preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral,intelectual e social.




A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, acredita que o número de denúncias possa aumentar. “Certamente , quando oferece a sociedade uma estrutura de serviços onde as mulheres se sintam encorajadas a denunciar porque tem uma rede de proteção para atendê-las, você aumenta a possibilidade de número de denúncias”, disse.

Foto (Maria da Penha,Presidente do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie,Luiz Inácio Lula da Silva ex presidente).


 
''Isso é um ato cruel, e neste momento nós mulheres estamos unidas a qualquer ato de violência doméstica, somos agora unidas e legalmente reconhecidas. Quem é o sexo fraco agora?'' (Denise,Beatriz e Tauane) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário