domingo, 10 de abril de 2011

Pré-Modernismo (Literatura) - Beatriz

"Vens como a aurora,
Nasce como uma rosa
Cresce, e, ao crescer
Modifica o fazer.
Teu papel é denunciar
Inovar,
Dar adeus ao cultismo
E mais simples falar.
Aparece então o que ninguém

O sertanejo, o nordestino ,o caipira
Agora ganha o seu lugar
Ô modernismo, brote
Na terra que antes seca
Agora é tua
Construa tua arte
Rume nos teus caminhos,
E a todos que te seguem
Acolhe-os com carinho!"
(Semíramis, integrante do grupo)



 Criado por Tristão de Athayde o pré-modernismo (escritores contemporâneos do neo-parnasianismo, entre 1910 e 1920).Suas principais característcas são :

Ruptura com o passado, com o academismo, duras críticas ao paranasianismo.
Denúncia da realidade brasileira, negando-se o Brasil literário herdado do Romantismo e do Parnasianismo.
Regionalismo, monta-se um vasto painel brasileiro, o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha, o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato, o Espírito Santo com Graça Aranha, o subúrbio Carioca com Lima Barreto.
Ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, a distância realidade e a ficção ficam maior.
 Foi momento histórico brasileiro interferiu na produção literária, marcando a transição dos valores éticos do século XIX para uma nova realidade que se desenhava, essencialmente pautado por uma série de conflitos politicos e religiosos.
Além desses fatos somam-se as lutas políticas constantes pelo coronelismo, e disputas provincianas como as existentes no Rio Grande do Sul entre maragatos e republicanos.


Coronelismo

O coronelismo remonta aos tempos de colonização do território brasileiro.Com o surgimento dos donátarios quando foram criadas as primeiras capitanias hereditárias. O donatário e logo após os donos das sesmarias – possuidores de grandes fazendas agrárias – passaram a exercer poder absoluto sobre seus bens, transformando-as em propriedades agroeconômicas inabaláveis. A Independência em nada alterou a condição destes coronéis.


                                                        

Música

Desde o lançamento da primeira gravação feita no país por Xisto Bahia. Houveram ritmos tais como o maxixe, toada, modinha e serenata. É o tempo em que a capital do país, então o Rio de Janeiro, assiste ao crescimento do carnaval, ao sucesso de compositores como Chiquinha Gonzaga e o nascimento do samba em sua versão recente. Na música erudita, o nome representativo foi o de Alberto Nepomuceno.
                                                       

                                                                        Pintura


 Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro,uma das capitais do pais que mais estavam no auge do pré-modernismo  vigorava o academicismo, passando despercebida a exposição feita em 1913 pelo lituano Lasar Segall. Apenas em 1917 uma forte reação à exposição de Anita Malfatti junto com a  Semana de Arte Moderna de 1922 , uma data muito importante na história do Brasil. 



Princípais Pré-Modernistas :


Euclides da Cunha : Sua  famosa obra Os Sertões, aborta com riqueza de detalhes sobre a Guerra de Canudos e procura retratar um dos maiores conflitos do Brasil ; Esta obra é divididade em tres partes (A Terra, O Homem e A Luta).
                                            
Graça Aranha:   com suas obras Canaã, retrata a imigração alemã para o Brasil.Nesse livro tinha o constante conflito entre dois imigrantes Milkau e Lentz que discutiam se o dinheiro era mais importante do que o amor.
                                                                 

Lima Barreto: com suas obras Triste Fim de Policarpo Quaresma .
                                                

Monteiro Lobato;  com suas obras Urupês e Cidades Mortas, retrata o homem simples do campo numa região de decadência econômica;Ele também foi um dos primeiros autores de literatura infantil, desse modo, transmitindo ao público infantil valores morais.
                                                   
                                  
                                           
Valdomiro Silveira: com as suas obras Os Caboclos, e Simões Lopes Neto, com Lendas do Sul e Contos Gauchescos, precursores do regionalismo, retratam a realidade do sul brasileiro.
                                                                    

Augusto dos Anjos : O seu aspectolinguístico tenda para o realismo-naturalismo, em seus Eu e Outras Poesias
                                         
                                          



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Benjamin Franklin (Física) - Tawane

'' não desperdiceis o tempo que é a essência da vida''



Escreveu Franklin, esta frase se resume sua complexa personalidade de homem político e cientista, um genial inventor e delicado estudioso e sobretudo, de trabalhador incansável.
'' Ajuda-te , que o Céu te ajudara'' era sua fiel a essa filosofia 

Numa fria manhã de outubro de 1722, chegava a Filatélica, capital de Pensilvânia, um rapaz de 16 anos trazia a roupa encharcada e um expressão de cansaço no rosto; O passo lento e pesado, demonstrava que ele devia ter percorrido bastante caminho e que, desde muitos dias não sabia o que era o conforto de um leito.
Subitamente, o eco de vozes, que saiam de uma sala , atraiu-lhe a atenção e , quase involuntariamente , o pequeno vagabundo empurrou a ampla porta e entrou.
Um reduzido grupo de pessoas estava ouvindo, atenta mente, um conferência .
Agilmente, o rapaz passou por entre os ouvintes e chegou ao fundo da sala;
ajeito-se numa cadeira, que ficara.
livre , e aos poucos, adormeceu.
Assim benjamim  transcorreu seu primeiro dia e Filadelfia , a cidade que o recebeu adolescente o que , mais anos depois, o aclamaria como um de seus mais méritos cidadãos.
Benjamim nascera em Boston, em 1706, filho de uma modesta familia de operários, e bem cedo tinha sido encaminhado a um oficio, bem cedo  tinha sido encaminhado a um oficio, aos dez anos, o pai o quisera consigo, como aprendiz, numa fabrica de velas, e o menino precisava abandonar os estudos, iniciados pouco antes.
Um feliz oportunidade lhe-permitiu entrar, dois anos depois, num mundo mais propícios as suas aspirações.
Um irmão mais velho o levara como aprendiz para a tipo tipografia , a seguir uma das mais famosas de boston. Ao mesmo tempo, lia muito, completando, sua instrução. O '' Ensino sobre o entendimento'' de Loche , e o '' Espectador'', de Addsison, o influenciaram bastante.
Mas, Benjamim não era menino que pudesse viver longa mente sob uma tutela severa e nem sempre justa a seu respeito.
E a grande aventura, que sempre atraiu os rapazes de todos os tempos e de todos os países,a fuga para uma grande cidade, em busca de fortuna, um dia o tentou . Saiu de casa, com sua pequena trouxa de roupas em petição de miséria e o suficiente para pagar.a passagem, mas castelos no ar surgiram em sua jovem mente.
Já conhecia seu ofício e , em Filadefia, não lhe seria difícil encontra trabalho.
No dia seguinte a sua chegada, Benjamim tratou de procurar emprego. O ar inteligente, seu desembaraço, e ao mesmo tempo, sua atitude respeitosa o modesta granjearam-lhe a simpatia  de do proprietário de uma tipografia exclusivamente sua , e dela servir para publicar livros o jornais que pudessem difundir,em toda a região, habitada por uma população de agricultura livros e jornais que pudessem difundir,em toda a região, habitada por população de agricultores ainda simples e ignorante, as idéias políticas e sociais que haviam começando a apaixoná-lo desde quando morava em Boston.
Franklin era um apaixonado estudioso. No silencio do jardim de sua casa transcorria horas e horas sobre os livros.
Mas , para que pudesse concretizar tal sonho, era preciso dinheiro e , acima de tudo, que se aperfeiçoasse em sua arte. Na américa, naquele tempo, estavam ainda nos albôres da imprensa, pois as coloniais americanas dependiam, em tudo , da mãe Inglaterra e se encontravam, em conforto com a Europa, num nível muito mais atrasado.
Foi por essa razão que Franklin, quando se lhe apresentou oportunidade, não hesitou em vi para Londres, onde trabalhou, durante algum tempo, junto a um conhecido impressor.
Encontrou , ali, modo de assimilar noções úteis , e não titubeo em põs- las em pratica, ao regressar a Filadélfia.
O sonho de Franklin corporificou - se , bem cedo tinha somente 22 anos, quando pode entrar de posso de uma tipografia e começar a dedicar-se , ativamente, a vida política. Fundou , mesmo naquele tempo, um jornal, que teve discreta difusão na Pensilvania, procurou orientar a opinião publica ruma a uma consciência política mais amadurecida, preparando o terreno para o vasto plano de reformar sociais e administrativas, que deveriam surgir das lutas pela independência americana.
Aos 14 anos, Benjamim Franklin trabalhava na tipografia de seu irmão James e redigia artigos, argutos  e precoce mente amadurecimento, para a The News England Courant.
Muito jovem ainda, Franklin realizou seu , sonho: possuir uma tipografia própria e um jornal em que pudesse a orientar a opinião publica rumo a uma consciência política.
Franklin é homem muito distante da ambição pelos títulos e honorificencias altissonantes e quando, em 1736, os cidadãos quiseram que ele ocupasse cargos púbicos, mostrou-se digno da confiança nele depositado.
A instituição de um corpo de guardas noturnas e a da união contra os incêndios (Filadelfia foi, naquele , tempo, uma das cidades melhor preveni das , no mundo, contra o fogo, devem inscrever-se entre suas iniciativas mas meritórias no campo de administração urbana, mas não foram as unica inovações que ele ditou, desejoso de que sua cidade se tornasse tão evoluída em moderna quanto as européias.
Não se duvidara, entretanto , de sua tipografia . 
E eis que , em 1740, Franklin se impõem a opinião publica como inventor . Foi , esta sua primeira invenção, ditada pelo grande senso pratico, que sempre demonstrava, mas sobretudo, pela sua constante preocupação de ser util aos outros , prodigalizando-se em proporcionar melhoramentos há sociedade.
Durante sua campanha contra incêndios, ele observa que a maior parte dos sinistros era provocada por fogoes acesos nos lares e como esse meio de aquecimento era, na verdade , anti-higiênico e dispendioso.
O resultado de suas observações conduziu o a invenção de uma espécie de estufa de ferro, que depois se tornou conhecida e ferro, que depois se tornou conhecido também na Europa denominada '' estufa Franklin'' . Franklin era homem de surpreendente modesta e humanidade.Como não receava diminuir sua fama de homem politico, dedicando-se a inventar um objeto de uso comum, assim não pretendeu jamais proteger suas invenções 9 que foram numerosissimas0, pois julava qe todas as coisas uteis devem ser gozadas por todos, sem restrições de patentes.

Aos trinta anos Franklin propoes aos membros do seu clube, na cidade de filadelfia a instuição de corpo de guarads norturnos e de uma união contra incendios . mas a sua maior gloria , no campo foi a invenção do para-raios , invenção que lhe proporcionado, principalmente ne uropa, a fama de '' mago'' da eletricidade.
Quando em 1947 apos um suceder -se  de interessantes experiências conhecidas como ( expreiencias de filadelfia) sua atenção foi desapertada pelo efeito maravilhoso de corpos aguçados , que atraiam e repeliam o fogo elétrico.Foi esta a primeira etapa de uam pesqueisa, que cu minaria, em 1953, numa prova defintiva .
Vejamos como se o pro pio Franklin descrevesse a dramática experiência: 
      - A haste de ferro para atrais o raio a casa estava fixada ao auto da minha lareira, da qual se estendia cerca de novo pés.Um fio metálico seguia através de um tubo de vidro para o teto e por um erificio para o vão da a escada.De encontro a porta do meu quarto o fio se dividia em duas partes separadas por seis polegadas de distância e munida qual de uma pequena campainha.Entre as campainhas, uma bolinha de cobre, suspensa por um fio de seda .
    Os postulados essenciais para construção dos para-raios estavam lançados. Pouco tempo depois o instrumento protector , aperfeiçoado em seus detalhes, erguia-se, nas habitação da América e da Europa .
Fui recebido na sociedade real de Londres, e na academia de ciências de paris.
Seria uma injustiça a Franklin não citar a sua atividade que foi em 1978, realmente decisiva para o destino das coloniais americanas familiarizando com os labirintos políticos-administrativo, desde quando era membro da Assembléia  Pensilvânia foi convidado varias vezes para ir a Londres, a fim de defender os interesses das colônias americanas,atingidas por excessivas restrições econômicas que não permitia o desenvolvimento as suas actividades produtivas. 
      Quando em 1976, as treze colónias se revelaram contra a metro poli, Franklin reuniu esforços para que a França, que guardava um grande rancor com a Inglaterra,se aliança e contra o inimigo comum.
A intervenção do pais europeu foi factor decisivo.Logo após a derrota de yorktown (1981 perdeu a inglaterra toda e qualquer possibilidade de resistência contra o insultos .
    O manifesto de declaração de independencia foi redigido por ele Jefferson Jhon Adans .
Franklin foi secretário Assembléia providencial e inspetor geral dos portos.Franklin no declinio da vida
uma vida de ação que nunca conhecera as pausas serenas da ociosidade depois do trabalho, uma vida dedicada, até os últimos instantes ao esforço de "produzir"e "agir" pelo bem comum. Quando em 1790 em sua  casa em Filadelfia,o grande homem se apagou,vitima de uma ...  américa nova resolveu presentear-lo com o luto de dois meses .
Na europa tambem foi lembrado, a frança que saia das lentas jornadas da revolução e que virem franklin o homem aberto as idéias de uma democracia quiz honro-lo com o luto nacional de 3 dias. saudando-o como um dos grandes mestres da sua consceinewcia política.suas melhorias são ricas .de ensinamentos.
Ao declinar de sua vida, no ano de 1985, Franklin recebeu uma delegação dos cidados de filadelfia, que o nomeava Concelheiro da cidade.

Thomas Alves Edison(Biologia) - Tawane

''Muitos dos fracassos da vida ocorrem com as pessoas que não reconheceram o quão próximas elas estavam do sucesso quando desistiram.''




 ''Um génio se fez com um por cento de  inspiração e noventa e novo de esforço''.
 Seguiu ao pé da letra esta frase: esforçou-se durante 73 dos seus 84 anos de vida.E o esforço foi mais que compensado: poucas pessoas, em todos os tempos tantas vezes foram chamadas geniais como Thomas Alva Edison.
A parte os 99% de esforço , tal um por centro de inspiração existia em Edison desde menino, curioso por si só, vivia importunando a todos  com suas perguntas,'' porque isso , porque aquilo?'' . E como as respostas não satisfaziam , achou que melhor maneira de aprender era experimentando, mesmo que as experiências fossem tão desabitadas como sentar-se num ninho de gansos para tentar chocar os ovos, dessecamento de insetos e pequenos animais e quase matou um amigo ao fazê-lo ingerir uma bobagem química. Nessa época Edison tinha onze anos, um laboratório no porão de casa e uma vontade  de criar coisas para ver no que davam.

Depois do sinal , o som

Em 1877 inventa a fonógrafo . Como fosse antepassado da  '' alta-fidelidade'' de hoje.
U cilindro deitado e coberto por ma folha fina de estanho, podemos girar em torno de seu eixo a uma velocidade contanate mais um cone ou funil metálico , termina do por uma membrana elástica que , por sua vez conduzia as vibrações sonoras a uma das agulhas de aço apoiada sobe a tala folha de estanho . Quando se girava o cilindro, por meio de uma manivela , a agulha produzia um sulco. Se alguém falasse ou contasse, a ondas sonoras provocam vibrações repercutindo na agulha que assim '' escrevia''' o som na lamina de estanho. Depois fazendo -se a agulha passar e novo pelo sulco , ela vibrava como antes , as vibrações transmitiam-se e depois ao ar, ande se formaram ondas sonoras reproduzindo o que havia sido gravado. Naturalmente, havia vários sons originais: a gravação em folha de estanho estragava logo e só podia ser tocada poucas vezes, não permitia copias, nem o papel podia ser retirado e guardado. Em 1885, outros inventores- Grahan Bell e Charles Tainter.

Depois de som, a luz

Dois anos após a fonógrafo , veio a lâmpada elétrica . Edison realizou mais de 1.200 experiências até conseguir o que desejava . 
Em , 1650, o cientista alemão Otto von guericke demonstrou que a luz pode ser obtida por eletricidade girando rapidamente uma esfera de enxofre, e ao mesmo tempo, afogando-a com a mão, produzia-se uma luminosidade de curta duração. Enquanto isso, o  Van Helmont  descobria que ao queimar  um corpo sólido, se desprendia uma substância quem chamou gás. cinqüenta anos depois , o inglês  Jhon clayton conseguiu captar o gás do carvão , acende-o em um recipiente : começava a era do lampião de gás a era de buscar novas fontes de luz usando eletricidade de uma pilha . Ligando dois fios aos pólos da pilha, prendeu um pedaço de carvão na ponta de cada um.Juntado separando os carvões produziu intensa emissão de luz, produto de passagem de corrente eletricidade de um polo a outro. Entretanto, não deram muitos progressos significadtivos até Edison. O norte-América não achava que a melhor maneira de obter a luz era antes transformar a energia elétrica em energia térmica (calor) , por sua vez em energia luminosa . O problema de tudo estava em encontrar uma filamento com passagem da eletricidade. Edison decidiu- se pelo carvão, posto dentro de um tubo de vidro do qual se havia antes extraído do ar (carvão exposto ao ar, consome - se muito depressa).A lâmpada de Edison, com um filamento muito fino de algodão carbonizada, ficou acesa sem parar durante 40 horas . Nos anos seguintes, o inventor aperfeiçoou sua lâmpada usando filamentos de papel, bambu e celulose.

Depois da luz a imagem

Em 1891, inventou o cinetoscópio, um dos aparelhos que permitiria o nascimento do cinema criando a ilusão do movimento. O filme revelado era protegido numa caixinha com uma pequena abertura e uma lente para que pudesse ser visto. Mais tarde as projeções de dois minutos passaram a ser feitas em tela.Enumerar todas as invenções de Edison seria uma tarefa e tanto ao longo de sua vida ele chegou a registrar nada menos de 1033 patentes , cabe entretanto , mencionar.: um regulador de corrente para maquinas eletricas,um acumulador de energia 9bateria), um sistema de transmissão telegráfica de bens ou maior movimento a uma valvula.
panteada em 1883, que foram importantes até o aparecimento do trasitor. Edison morreu a 18 de outubro de 1931, anos 84 anos foi homenageado. Em 1898 foi homenageado do com estas palavras. '' Edison é o grande inventor que todos conhecemos . Mas eu gostaria de mencionar uma de suas melhores virtudes, a modestia. Pois ele deixou que os demais tambem inventassem alguma coisa...''



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Basquetebol (Educação Física) - Denise


Basquetebol

O basquetebol foi inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield  (Massachusetts),EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.
Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dados. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.
O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.

História

Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Beisebol e do Futebol Americano.
James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.
Em contraste com as redes de basquete moderno, esta cesta de pêssegos manteve a sua parte inferior, e as bolas tinham que ser retiradas manualmente após cada "cesta" ou ponto marcado, o que provou ser ineficaz. Dessa forma, um buraco foi perfurado no fundo da cesta, permitindo que as bolas fossem retiradas a cada vez com uma longa vara. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com encosto. Uma outra alteração foi feita logo cedo, de forma que a bola apenas passasse pela cesta, abrindo caminho para o jogo que conhecemos hoje. Uma bola de futebol foi usada para acertar as cestas. Sempre que uma pessoa arremessava uma bola na cesta, sua equipe ganharia um ponto. A equipe com o maior número de pontos ganhava o jogo. As cestas foram originalmente pregadas ao balcão do mezanino da quadra de jogo, mas isto se provou impraticável quando os espectadores no balcão começaram a interferir nos arremessos. O encosto foi introduzido para evitar essa interferência, que teve o efeito adicional de permitir rebotes. Esse esporte chamar-se-ia "basquetebol".

Objetivo
O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.
A competição é dirigida por:
§                     Três árbitros – têm como função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
§                     Um marcador e o seu auxiliar – têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registram os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
§                     O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo
§                     Um operador de vinte e quatro segundos – controlam os 24 segundos que cada equipe dispõe para a execução de uma jogada.

Posições

São usadas, geralmente, no basquete, três posições: alas, pivôs e armador. Na maioria das equipes temos dois alas, dois pivôs e um armador.
§                     Armador ou base é como o cérebro da equipa. Planeja as jogadas e geralmente começa com a bola. Em inglês essa posição é conhecida como point guard ou simplesmente PG.
§                     Ala e  ou extremos jogam pelos cantos. A função do ala muda bastante. Ele pode ajudar o base, ou fazer muitas cestas. Em inglês essas posições são conhecidas como small forward ou simplesmente SF e shooting guard ou simplesmente SG, respectivamente.
§                     Ala / pivô e Pivô ou postes são, na maioria das vezes, os mais altos e mais fortes. Com a sua altura, pegam muitos rebotes, fazem muitos afundaços (enterradas) e bandejas, e na defesa ajudam muito com os tocos. Em inglês essas posições são conhecidas como power forward  ou simplesmente PF e center ou simplesmente C.
§                     Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
§                     Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
§                     Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronômetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
§                     Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excerto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
§                     Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
§                     Pontuação - Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
§                     Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Excitando torneios cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.
§                     Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
§                     Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (H); não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que este toque no aro.
§                     Finalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa (e) não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar os lances livres correspondentes às penalidades (dois ou três lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de dois ou três pontos).
§                     Regra dos 5 segundos - Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
§                     Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
§                     Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
§                     Regra dos 24 segundos - Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
§                     Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipa pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
§                     Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
§                     Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetua dois dribles consecutivos (bater a bola agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
§                     Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
§                     Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
§                     Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipa adversária.
§                     Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalado uma falta.
§                     Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a finalização de dois lançamentos livres.
§                     Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
§                     Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.
Fundamentos

Drible

§                     Drible de progressão – Utilizado para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
§                     Drible de projeção - Serve para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que em face de uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção a protegerão da bola. "Roubar" a bola do adversário é considerado um drible de proteção.
§                     Drible pedalado - Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.

Regras de Drible

Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.
O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:
§                     Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.
§                     Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
§                     Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô.
§                     Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.
Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não pode: driblar a bola pegá-la com as mãos e driblá-la novamente; Não podem driblar a bola com ambas as mãos; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Expressões utilizadas



Duplo-Duplo

O desempenho de um jogador numa partida de basquetebol é avaliado segundo vários requisitos: números de pontos marcados, assistências efetuadas, ressaltos ofensivos e defensivos, bloqueios de lançamento, roubos de bola, etc. Assim, um jogador obtém um duplo-duplo quando consegue 10 ou mais, em dois desses requisitos. Daí o nome de duplo, devido aos dois dígitos.

Triplo-Duplo

O jogador obtém um triplo-duplo quando conseguir 10, ou mais, em três requisitos.