'' não desperdiceis o tempo que é a essência da vida''
Escreveu Franklin, esta frase se resume sua complexa personalidade de homem político e cientista, um genial inventor e delicado estudioso e sobretudo, de trabalhador incansável.
'' Ajuda-te , que o Céu te ajudara'' era sua fiel a essa filosofia
Numa fria manhã de outubro de 1722, chegava a Filatélica, capital de Pensilvânia, um rapaz de 16 anos trazia a roupa encharcada e um expressão de cansaço no rosto; O passo lento e pesado, demonstrava que ele devia ter percorrido bastante caminho e que, desde muitos dias não sabia o que era o conforto de um leito.
Subitamente, o eco de vozes, que saiam de uma sala , atraiu-lhe a atenção e , quase involuntariamente , o pequeno vagabundo empurrou a ampla porta e entrou.
Um reduzido grupo de pessoas estava ouvindo, atenta mente, um conferência .
Agilmente, o rapaz passou por entre os ouvintes e chegou ao fundo da sala;
ajeito-se numa cadeira, que ficara.
livre , e aos poucos, adormeceu.
Assim benjamim transcorreu seu primeiro dia e Filadelfia , a cidade que o recebeu adolescente o que , mais anos depois, o aclamaria como um de seus mais méritos cidadãos.
Benjamim nascera em Boston, em 1706, filho de uma modesta familia de operários, e bem cedo tinha sido encaminhado a um oficio, bem cedo tinha sido encaminhado a um oficio, aos dez anos, o pai o quisera consigo, como aprendiz, numa fabrica de velas, e o menino precisava abandonar os estudos, iniciados pouco antes.
Um feliz oportunidade lhe-permitiu entrar, dois anos depois, num mundo mais propícios as suas aspirações.
Um irmão mais velho o levara como aprendiz para a tipo tipografia , a seguir uma das mais famosas de boston. Ao mesmo tempo, lia muito, completando, sua instrução. O '' Ensino sobre o entendimento'' de Loche , e o '' Espectador'', de Addsison, o influenciaram bastante.
Mas, Benjamim não era menino que pudesse viver longa mente sob uma tutela severa e nem sempre justa a seu respeito.
E a grande aventura, que sempre atraiu os rapazes de todos os tempos e de todos os países,a fuga para uma grande cidade, em busca de fortuna, um dia o tentou . Saiu de casa, com sua pequena trouxa de roupas em petição de miséria e o suficiente para pagar.a passagem, mas castelos no ar surgiram em sua jovem mente.
Já conhecia seu ofício e , em Filadefia, não lhe seria difícil encontra trabalho.
No dia seguinte a sua chegada, Benjamim tratou de procurar emprego. O ar inteligente, seu desembaraço, e ao mesmo tempo, sua atitude respeitosa o modesta granjearam-lhe a simpatia de do proprietário de uma tipografia exclusivamente sua , e dela servir para publicar livros o jornais que pudessem difundir,em toda a região, habitada por uma população de agricultura livros e jornais que pudessem difundir,em toda a região, habitada por população de agricultores ainda simples e ignorante, as idéias políticas e sociais que haviam começando a apaixoná-lo desde quando morava em Boston.
Franklin era um apaixonado estudioso. No silencio do jardim de sua casa transcorria horas e horas sobre os livros.
Mas , para que pudesse concretizar tal sonho, era preciso dinheiro e , acima de tudo, que se aperfeiçoasse em sua arte. Na américa, naquele tempo, estavam ainda nos albôres da imprensa, pois as coloniais americanas dependiam, em tudo , da mãe Inglaterra e se encontravam, em conforto com a Europa, num nível muito mais atrasado.
Foi por essa razão que Franklin, quando se lhe apresentou oportunidade, não hesitou em vi para Londres, onde trabalhou, durante algum tempo, junto a um conhecido impressor.
Encontrou , ali, modo de assimilar noções úteis , e não titubeo em põs- las em pratica, ao regressar a Filadélfia.
O sonho de Franklin corporificou - se , bem cedo tinha somente 22 anos, quando pode entrar de posso de uma tipografia e começar a dedicar-se , ativamente, a vida política. Fundou , mesmo naquele tempo, um jornal, que teve discreta difusão na Pensilvania, procurou orientar a opinião publica ruma a uma consciência política mais amadurecida, preparando o terreno para o vasto plano de reformar sociais e administrativas, que deveriam surgir das lutas pela independência americana.
Aos 14 anos, Benjamim Franklin trabalhava na tipografia de seu irmão James e redigia artigos, argutos e precoce mente amadurecimento, para a The News England Courant.
Muito jovem ainda, Franklin realizou seu , sonho: possuir uma tipografia própria e um jornal em que pudesse a orientar a opinião publica rumo a uma consciência política.
Franklin é homem muito distante da ambição pelos títulos e honorificencias altissonantes e quando, em 1736, os cidadãos quiseram que ele ocupasse cargos púbicos, mostrou-se digno da confiança nele depositado.
A instituição de um corpo de guardas noturnas e a da união contra os incêndios (Filadelfia foi, naquele , tempo, uma das cidades melhor preveni das , no mundo, contra o fogo, devem inscrever-se entre suas iniciativas mas meritórias no campo de administração urbana, mas não foram as unica inovações que ele ditou, desejoso de que sua cidade se tornasse tão evoluída em moderna quanto as européias.
Não se duvidara, entretanto , de sua tipografia .
E eis que , em 1740, Franklin se impõem a opinião publica como inventor . Foi , esta sua primeira invenção, ditada pelo grande senso pratico, que sempre demonstrava, mas sobretudo, pela sua constante preocupação de ser util aos outros , prodigalizando-se em proporcionar melhoramentos há sociedade.
Durante sua campanha contra incêndios, ele observa que a maior parte dos sinistros era provocada por fogoes acesos nos lares e como esse meio de aquecimento era, na verdade , anti-higiênico e dispendioso.
O resultado de suas observações conduziu o a invenção de uma espécie de estufa de ferro, que depois se tornou conhecida e ferro, que depois se tornou conhecido também na Europa denominada '' estufa Franklin'' . Franklin era homem de surpreendente modesta e humanidade.Como não receava diminuir sua fama de homem politico, dedicando-se a inventar um objeto de uso comum, assim não pretendeu jamais proteger suas invenções 9 que foram numerosissimas0, pois julava qe todas as coisas uteis devem ser gozadas por todos, sem restrições de patentes.
Aos trinta anos Franklin propoes aos membros do seu clube, na cidade de filadelfia a instuição de corpo de guarads norturnos e de uma união contra incendios . mas a sua maior gloria , no campo foi a invenção do para-raios , invenção que lhe proporcionado, principalmente ne uropa, a fama de '' mago'' da eletricidade.
Quando em 1947 apos um suceder -se de interessantes experiências conhecidas como ( expreiencias de filadelfia) sua atenção foi desapertada pelo efeito maravilhoso de corpos aguçados , que atraiam e repeliam o fogo elétrico.Foi esta a primeira etapa de uam pesqueisa, que cu minaria, em 1953, numa prova defintiva .
Vejamos como se o pro pio Franklin descrevesse a dramática experiência:
- A haste de ferro para atrais o raio a casa estava fixada ao auto da minha lareira, da qual se estendia cerca de novo pés.Um fio metálico seguia através de um tubo de vidro para o teto e por um erificio para o vão da a escada.De encontro a porta do meu quarto o fio se dividia em duas partes separadas por seis polegadas de distância e munida qual de uma pequena campainha.Entre as campainhas, uma bolinha de cobre, suspensa por um fio de seda .
Os postulados essenciais para construção dos para-raios estavam lançados. Pouco tempo depois o instrumento protector , aperfeiçoado em seus detalhes, erguia-se, nas habitação da América e da Europa .
Fui recebido na sociedade real de Londres, e na academia de ciências de paris.
Seria uma injustiça a Franklin não citar a sua atividade que foi em 1978, realmente decisiva para o destino das coloniais americanas familiarizando com os labirintos políticos-administrativo, desde quando era membro da Assembléia Pensilvânia foi convidado varias vezes para ir a Londres, a fim de defender os interesses das colônias americanas,atingidas por excessivas restrições econômicas que não permitia o desenvolvimento as suas actividades produtivas.
Quando em 1976, as treze colónias se revelaram contra a metro poli, Franklin reuniu esforços para que a França, que guardava um grande rancor com a Inglaterra,se aliança e contra o inimigo comum.
A intervenção do pais europeu foi factor decisivo.Logo após a derrota de yorktown (1981 perdeu a inglaterra toda e qualquer possibilidade de resistência contra o insultos .
O manifesto de declaração de independencia foi redigido por ele Jefferson Jhon Adans .
Franklin foi secretário Assembléia providencial e inspetor geral dos portos.Franklin no declinio da vida
uma vida de ação que nunca conhecera as pausas serenas da ociosidade depois do trabalho, uma vida dedicada, até os últimos instantes ao esforço de "produzir"e "agir" pelo bem comum. Quando em 1790 em sua casa em Filadelfia,o grande homem se apagou,vitima de uma ... américa nova resolveu presentear-lo com o luto de dois meses .
Na europa tambem foi lembrado, a frança que saia das lentas jornadas da revolução e que virem franklin o homem aberto as idéias de uma democracia quiz honro-lo com o luto nacional de 3 dias. saudando-o como um dos grandes mestres da sua consceinewcia política.suas melhorias são ricas .de ensinamentos.
Ao declinar de sua vida, no ano de 1985, Franklin recebeu uma delegação dos cidados de filadelfia, que o nomeava Concelheiro da cidade.